Gestor Financeiro Pessoal

Aposentadoria |

Todos precisam de uma previdência complementar?


por GestorFP

Você sabia que apenas 1% dos aposentados conseguem se manter com o benefício que recebem?

Pois é. Isso mostra quão importante é o planejamento da aposentadoria.

Mas será que um plano de previdência complementar é o melhor produto financeiro para esse fim?

Depende.

Depende principalmente do seu tipo de renda e de quanto você já tem de desconto sobre a renda tributável. Isso porque o PGBL permite que você adie o pagamento dos impostos para até 12% de sua renda bruta.

Explicando: mesmo com o plano de previdência rendendo menos que outros produtos financeiros, pode ser que esse benefício fiscal incremente o rendimento do plano de previdência a ponto de superar o rendimento dos outros produtos financeiros (de mesmo perfil de risco).

Se isso não acontecer, melhor buscar outros produtos financeiros para seu planejamento da aposentadoria.

Você pode fazer esse teste usando essa planilha gratuita.

E aí?

Aí, o plano de previdência complementar pode servir como parte de seu planejamento sucessório, pois o valor acumulado é transferido sem custos para os beneficiários. É uma forma de minimizar os efeitos tributários na sucessão do patrimônio.

Ou seja, é muito pouco provável que você, ao longo de sua vida, não precise recorrer a um plano de previdência complementar para diversificar seus investimentos e otimizar seu planejamento financeiro familiar.

Essa e outras questões relacionadas a planos de previdência complementar foram tratadas na entrevista que fizemos com a Lívia Patriota, consultora da Futura Invest, no programa “Esse papo rende”. Confira o vídeo clicando aqui.