Gestor Financeiro Pessoal

Coaching |

Grandes vitórias!


por GestorFP

Existe uma divisão no mundo das finanças pessoais. De um lado estão as pessoas que aconselham sobre a sua forma de viver uma vida frugal e investir dinheiro para o sucesso financeiro; de outro, estão aqueles que zombam da frugalidade e consideram as “grandes vitórias” (as decisões que têm grande impacto) as campeãs. Mas há espaço para ambos.

É fundamental fazer as coisas pequenas – aproveitar cupons promocionais, usar a energia elétrica e a água de forma responsável e consciente –, pois isso cria bons hábitos. E, claro, muitas pequenas ações se combinam para produzir grandes recompensas a longo prazo (além disso, há o fato de que um estilo de vida frugal custa menos, o que significa que o seu caminho para alcançar a independência financeira pode ser mais rápido!).

Por outro lado, as “grandes vitórias” tem um ponto válido. Muitas pessoas se concentram exclusivamente nas coisas pequenas, porque isso é fácil de fazer e não requer nenhum sacrifício real. No entanto, melhorando o seu fluxo de caixa mensal em centenas de reais para atingir uma única grande vitória provavelmente será mais eficiente do que você economizar em todas as coisas frugais você faz combinadas.

Existem basicamente quatro tipos de coisas que você pode fazer para reduzir suas despesas e aumentar sua renda:

– Coisas difíceis (ou demoradas) que fornecem pequenos retornos. Estas vitórias de alto custo que incluem realizar algum trabalho artesanal de baixo retorno, a fim de ganhar dinheiro, ou fazer seu próprio sabão, por exemplo.

– Coisas fáceis (ou rápidas) que fornecem pequenas recompensas. Existem muitas oportunidades: elas são o “pão com manteiga” das finanças pessoais. São as vitórias diárias com que estamos todos familiarizados. Do lado da receita, incluem trabalhar horas extras e participar de pesquisas, por exemplo. As maneiras rápidas para reduzir os gastos incluem uso de cupons promocionais, comprar roupas em brechós e fazer uso de uma biblioteca pública.

– Coisas difíceis (ou demoradas) que fornecem grandes pagamentos. Algumas tarefas, como mudar-se para uma casa mais barata em uma cidade mais barata, pode proporcionar grandes recompensas, mas exige grande tempo e esforço para ser realizada. Estes são projetos em andamento, e podem incluir a venda de todas as coisas que você separou naquele quarto de bagunça da sua casa, coisas que você não usa mais, porém que podem ser convertidos em dinheiro (gibis, livros, roupas, aquela bicicleta velha, móveis antigos guardados – existe muita coisa desnecessária, basta procurar).

– Coisas fáceis (ou rápidas) que fornecem grandes recompensas. Aqui é onde você deve passar a maior parte do seu tempo: trabalhar para grandes vitórias. Estas incluem negociar seu salário (que leva alguns minutos, mas vale a pena para as próximas décadas) e reduzir os seus custos de transporte (que pode ser feito em questão de dias), por exemplo.

Segue um diagrama para uma representação visual da ideia:

Como observado, as grandes vitórias são as mais interessantes para melhorar sua situação financeira. São relativamente fáceis (ou rápidas) de alcançar, e fornecem grandes recompensas. Se você quer fazer um ‘upgrade’ em sua situação financeira, comece com elas.

Lógico que não estou dizendo que você não deve fazer o seu próprio sabão ou não fazer um trabalho artesanal em suas horas vagas para incrementar a renda. Porém, é importante colocar essas atividades em seu devido lugar e perceber que você nunca vai ficar rico fazendo elas (existem exceções; mas são EXCEÇÕES, não a regra!). É melhor se concentrar em ações que são mais fáceis de fazer e/ou produzir maiores resultados.

A maior barreira entre a pessoa média e grandes vitórias não é habilidade. É o psicológico. Grandes vitórias em geral, exigem esforço e sacrifício, especialmente se você está apenas começando a gerir suas finanças pessoais de maneira inteligente. Porém, na maioria das vezes, valem a pena!

Grande abraço.

Phillip Souza

Sócio-diretor executivo da Criterion e autor do blog “Riquezas da Vida” que trata de diversos assuntos relacionados a comportamento financeiro, psicologia econômica, finanças pessoais e investimentos, onde esse texto foi originalmente publicado. Consultor associado da GestorFP em Belo Horizonte.

 

Congresso de Coaching Financeiro: participe!

O CONACOACHFI é o 1º Congresso Nacional de Coaching Financeiro realizado no Brasil. Serão mais de 30 palestras com as maiores referências do Coach Financeiro do país, compartilhando métodos, técnicas, […]