Gestor Financeiro Pessoal

Educação financeira |

Mais dois controles importantes para o financeiro.


por GestorFP

No último post, apresentamos 5 controles financeiros indispensáveis para a gestão de curto prazo da empresa. Clique aqui para ler. Nesse post agora, vamos apresentar mais dois controles, que não são especificamente do financeiro, mas que, como quase tudo dentro da empresa, tem impacto no e sofre impacto do financeiro.

Controle diário de vendas

Sua principal finalidade é acompanhar as vendas diárias e o total das vendas acumuladas durante o mês, possibilitando ao empresário tomar providências diárias para que as metas sejam alcançadas.

Pode ser organizado para fornecer as seguintes informações:

– Controlar o total das vendas diárias e os respectivos prazos de recebimentos: à vista, com 7, 14, 21, 28, 30, 45, 60 dias etc.;

– Totalizar as vendas mensais pelos prazos de recebimentos;

– Fornecer dados para conferência de caixa (para certificar se os valores das vendas à vista foram registrados no caixa);

– Controlar os registros dos valores das vendas a prazo no controle de contas a receber;

– Dar informações para compras e fluxo de caixa.

Controle de estoques

Controlando os estoques, você evita desvios, fornece informações para reposição dos produtos vendidos e ainda facilita as providências para redução dos produtos parados no estoque e uma gestão de compras mais eficiente.

O controle de estoque deve ser organizado para fornecer as seguintes informações:

– Montante financeiro do estoque e o valor por linha de produtos;

– Quantidades em cada item de estoque;

– Quantidades e custos das mercadorias vendidas;

– Estoques sem movimentação;

– Necessidade de compras/reposição de estoques e fluxo de caixa.

Gostou do texto? Clique aqui e faça seu cadastro na nossa lista VIP para receber GRATUITAMENTE muito conteúdo sobre finanças pessoais e empresariais!

Um abraço,

Enio Raul

Sócio da Maximus Consultoria, enioraul@maximusconsultoria-pe.com.br.

Obs.: a imagem que ilustra esse texto foi tirada do blog Finanças 360° em post bastante completo sobre a importância de um controle eficiente de vendas, cuja leitura recomendamos.