Gestor Financeiro Pessoal

Educação financeira |

Planejamento financeiro


por GestorFP

Vamos falar hoje sobre educação financeira. Para cuidar de forma efetiva de suas finanças, é preciso definir seus objetivos financeiros. Nesse contexto, há objetivos financeiros primários – aqueles que buscam a preservação do seu padrão de vida – e objetivos financeiros secundários – aqueles que buscam a melhoria o seu padrão de vida. Nos primeiros, você planeja para poder pagar suas dívidas, contratar seguros e acumular reservas para contingências. O que são contingências? São imprevistos que normalmente acontecem na vida da gente.

Épocas de juros altos, como a que o Brasil sempre enfrentou, podem ser bem aproveitadas por quem têm dinheiro para investir, mas também são época ruim para quem tem dívidas a pagar. Mas antes de chegar nesta etapa é preciso fazer um check-up da sua saúde financeira: nesse check-up, vamos observar como você trata suas receitas e as suas despesas mensais, como você pensa sobre a aposentadoria, como você trata a questão da educação das crianças, como você lida com a contratação de seguros e acúmulo de reservas para contingências, como você gerencia seu patrimônio.

Então vamos começar: você prepara o orçamento? Você tem alguma questão financeira que requer atenção imediata? Vou dar um exemplo: filhos indo para a universidade particular, filhos indo para a escola particular, você sabe que a manutenção de uma escola particular ou uma universidade é bastante pesada. A aposentadoria que você está prestes a ter, demissão que você pode ter do seu emprego, rentabilidade baixa de seus investimentos. Então, quando você prepara um orçamento das suas receitas e das suas despesas, você observa todas essas questões?

Welington Rodrigues dos Santos

Diretor da Project Consultoria Especializada e consultor associado da Gestor Financeiro Pessoal.