Gestor Financeiro Pessoal

Investimentos |

Dólar caiu. É hora de investir?


por GestorFP

Nos últimos dias, muitas pessoas (amigos, internautas e clientes) têm me perguntado se é hora de investir em dólar, uma vez que sua cotação caiu bastante.

Minha resposta é sempre a mesma: o mercado de câmbio é tão volátil quanto o mercado de capitais. Nunca se sabe com certeza (os investidores trabalham com indícios) se a queda chegou ao fim e se vai haver reversão (portanto, valorização do ativo), ou se o preço ainda vai cair mais e você entrou na hora errada (e, muitas vezes, sai na hora errada com prejuízo).

Veja no gráfico abaixo, copiado do site http://financeone.com.br/moedas/cotacoes-do-dolar/, que a cotação do dólar já esteve em patamares mais baixos nos últimos 365 dias (esteve em R$2,57 em julho de 2015).

Se você tiver apetite para risco, investir em fundos cambiais, comprar ações de empresas exportadoras (que ficam mais baratas com a queda do dólar) ou comprar contratos futuro de câmbio podem ser boas alternativas de diversificação de sua carteira. Desde que essa alternativa esteja em conformidade com sua estratégia de investimento ou que você estabeleça (e siga) uma estratégia própria (de curto prazo) para essa alternativa.

Se você é avesso a risco, sugiro não entrar nessa. Investimento em dólar não foi feito para você. Aproveitar essa queda só faz sentido se você (ou sua empresa) tiver contas a pagar em dólar ou se você tiver planos de viajar ao exterior. Aí, vale a pena comprar a moeda, mas aos poucos (20% da necessidade semanalmente), pois a cotação ainda pode cair, e você faria um preço médio atrativo.