Reproduzindo aqui no blog a explicação que demos para a dúvida de um cliente/investidor que participa do nosso grupo no WhatsApp (se você tiver interesse em participar também, mande-nos uma mensagem para o 83 987302220)
Dúvida: Se o cliente que enviar a TED hoje, é possível investir ainda hoje?
Resposta:
As operações de investimento no Mercado Financeiro respeitam:
(1) os horários padrões (ex. ações, fundos imobiliários respeitam os horários do pregão da B3, os produtos bancários – CDB, LCA, LCI – respeitam os horários dos bancos);
(2) os horários definidos no regulamento do produto (ex. fundos de investimentos – ver imagem a seguir) e
(3) os horários do mercado de balcão (ex. CRI, CRA).
Para o fundo BTG Yield DI (imagem abaixo), o horário limite para aplicação é 15h (horário de BSB, sempre). Portanto, é preciso que a TED seja feita antes desse horário para dar tempo dos recursos chegarem na conta do cliente na corretora e serem aplicados no mesmo dia (item Aplicação: D+0). Passando desse horário, podemos agendar para o dia seguinte.
Claro que estamos considerando que os produtos que comporão a carteira do cliente já foram definidos anteriormente, e só estava faltando a TED para concluirmos o investimento. Isso vale para qualquer investimento (ações, fundos imobiliários, produtos bancários, fundos, crédito privado não bancário…).
No caso de crédito provado não bancário, além da definição prévia dos títulos que comporão a carteira, é preciso já estar sabendo desde a véspera (de preferência até as 12h) que a TED será feita naquele dia (seguinte à véspera kkk). Isso porque não há um book de ofertas para esses títulos (como aquele que você utiliza para saber a cotação das ações, fundos imobiliários, etc.): sua precificação é “manual”.
Para comprarmos esses títulos, precisamos negociar a taxa (de desconto) com os potenciais vendedores (ie, a que taxa vamos comprar o título); em seguida, solicitar à mesa de renda fixa da corretora o cálculo do PU (preço unitário) do título para aquela taxa negociada e para a data da compra (que será no dia seguinte a essa solicitação), pois a solicitação leva algum tempo para ser atendida (não é online); finalmente, no dia seguinte, os recursos devem estar na conta do cliente antes das 12h, para podermos organizar todas as compras e vendas e enviar a boleta (ordem) para a mesa liquidar.
Nesse caso, então, o ideal é que a TED seja feita logo pela manhã.
Ah… e não esquecer que, para que seu assessor de investimentos (agente autônomo) possa investir para você, é obrigatório que você tenha enviado a ordem (normalmente por voz e gravada ou do seu e-mail cadastrado).
Uma carteira de investimentos deve priorizar o equilíbrio entre os fatores retorno, risco e liquidez. A gente já vem falando disso há alguns posts. Uma vez definidos seus objetivos e […]
O CDI é o indexador mais utilizado para balizar* os investimentos em renda fixa. Até mesmo a caderneta de poupança (quando a Taxa Selic fica abaixo de 8,5% ao ano) […]